Piscina

Descrição do Projecto

Projecto:   Centre Aquatique Tain L’Hermitage
Localização:   Tain L’Hermitage
Ano de Conclusão:   2015
Valor Total do Projecto: €15.000.000,00
Arquitecto:   Octant Architecture

O projecto Centre Aquatique de Tain L’Hermitage consistiu na construção de um Centro Aquático composto por uma piscina olímpica de 25 m de comprimento, piscina pública de 180 m2, escorrega, piscina infantil e vestiários.

A Execução

Este projecto de dimensões extraordinárias continha uma piscina olimpica cujos muros da mesma, com espessura de 40 cm e com armação de ferro anti-sísmica e negativos de iluminação embutidos na cofragem, foram feitos com recurso a cofragem metálica da marca Sateco. Este muros eram rodeados por outro conjunto igual de muros de igual espessura para contenção de terras e com o intuito de possibilitar um corredor de passagem e acesso exterior subterrâneo à piscina. As quantidades de betão necessárias para cada betonagem, diárias em valores superiores a 40 m3, eram betonadas com recurso a bombagem.

Além das piscinas, todo o Centro Aquático disponha de zona de restauração, acessos, vestiarios e balnearios, pelo para executar as fachadas externas de acordo com o projecto de arquitectura, foram necessários muros de fachadas com alturas máximas de 7,20 m sendo na quase totalidade muros em pinhão.

Outro ponto de dificuldade a salientar, seriam as passagens com aberturas superiores a 7 metros de comprimento, e os negativos para as enormes vigas de madeira que suportavam a cobertura do salão principal da maior piscina, o que obrigavam à fabricação de cofragens adicionais dentro da cofragem metálica, para suportarem as enormes vigas de ferro das passagens e definirem o espaço vazio das mesmas passagens, assim como a colocação de negativos para o suporte das vigas de madeira, para posterior betonagem.

Este projecto foi concluído em 12 meses.