Betão Branco

Descrição do Projecto

Projecto:  Construção de um Gimnodesportivo
Tipo Trabalho: Muros em Betão Branco (2.300 m3)
Ano Conclusão:   2015
Localização:  Lyon – France
Duração:  8 meses

Arquitectos : Fradin Weck Architecture (13), Mathieu Cornier (69)

A construção do Ginásio Gimnodesportivo em Caluire, Lyon em França foi dos trabalhos mais exigentes que fizemos até hoje. O projecto consistia na execução de muros em Betão Branco respeitando calpinagem em projecto, a 7,45 m de altura, usando betão autonivelante.

A Execução

Este projecto tinha um aspecto que o tornava mais complicado que o normal, pois o mesmo teria de ser executado com painéis metálicos da Sateco para conseguir respeitar os projectos de calpinagem impostos. Isto significou uma atenção e cuidados redobrados com a limpeza e estado dos painéis com o intuito de não alterarem o aspecto final do betão branco.

Como os muros eram acabados e tinham de ser betonados a 7,45 m de altura usamos betão autonivelante, o que obrigava a uma perfeita isolação das cofragens e controle da pressão interior dos painéis do momento da betonagem através de utensílios de medição instalados nas tiges. Além do mais para evitar a segregação do betão na descida, foram utilizados tubos de betonagem dentro dos muros nos diferentes pontos de betonagem